Ola meninas tudo bem com vocês?
Bom, como algumas de vocês sabem, eu moro na Itália a menos de um ano, vim para cá por motivos pessoais e principalmente pela oportunidade de ter uma renda melhor da que eu estava ganhando no Brasil. =)
Hoje eu vou falar sobre algo que algumas meninas estão me perguntando muito.
Que é justamente sobre a "permissão para viver no paÃs estrangeiro".
Bom, como sabemos muitos brasileiros(as) estão deixando o Brasil para se aventurar, ou melhor, tentar uma nova vida em outro paÃs, um novo emprego, uma nova oportunidade, alguns até um novo amor, outros porem, vêm para estudar, fazer uma faculdade e etc.
E a duvida frequente é:
"O que eu preciso fazer para viver regular em outro paÃs."
Bom, eu vou falar um pouco de como funciona as exigências aqui na Itália, acredito que não seja a mesma para todos os paÃses (não sei rsrs) mas vamos lá...
Quando você vêm para Itália, logo quando você chega no aeroporto para fazer conexão (ou em lisboa, Milão, Madri, Londres seja la onde for) lá mesmo seu passaporte é carimbado com a data de entrada no paÃs, esse visto te dá permissão para permanecer por 90 dias (como turista), passado esse perÃodo se você não retornar ao Brasil, estará ilegalmente no paÃs estrangeiro, caso seja pego por algum controle de imigração acaba sendo deportado.
E então o que fazer para aqueles que querem vir como turista, arriscar encontrar um trabalho para então morar aqui de vez? Simplesmente, NÃO PODE! A não ser que seja um trabalho irregular correndo o risco de ser pego pela imigração.
Então ai vai as dicas para você que deseja ter permissão para viver e trabalhar aqui tranquilamente. Toda papelada começa ai no Brasil junto ao consulado (exceto pela permissão por motivo familiar) que é a unica que pode ser feita quando já esta na Itália.
Existem 5 tipos de Permissão de Residencia (Permesso di Soggiorno), porem vou citar as 3 mais importantes.
Permesso per Ricongiungimento familiare (que foi o meu caso)
Quando você tem algum familiar de primeiro grau (pai, mãe, irmao(a) ou cônjuge) que é naturalizado italiano(a). Esse você inicia a pratica aqui mesmo na Itália, não precisa passar pelo consulado italiano no Brasil. Precisa apenas trazer com você a sua certidão de nascimento atualizada e traduzida por um tradutor juramentado, com firma reconhecida. Com esse permesso pode trabalhar normalmente, tendo os mesmos direito que um italiano, exceto votar ou participar de concurso publico.
Permesso di soggiorno per motivi di studio
Para essa permissão, necessita de um visto dado pelo consulado italiano no brasil, onde voce terá que apresendar a demanda (scuola ou Universitá) que ira estudar ou cursar. Para esse permesso, por lei você pode trabalhar meio turno apenas. E ele é valido enquanto durar o curso.
Permesso di soggiorno per Lavoro ( trabalho)
Esse é quando você ainda no Brasil recebe os documentos de solicitação de admissão da empresa italiana (que já iniciou na Itália a pratica), e no brasil você solicita o visto junto ao consulado italiano, e quando chegar na Itália você conclui sua pratica... Não é tão fácil, é cansativo, mas vale a pena.
Bom meninas, esses três são os mais importantes... Conheço pessoas que vinheram como turistas, e acabaram encontrando emprego, mas as leis aqui na Itália são bem rigorosas, a pessoas tem/teve que voltar para o Brasil para iniciar sua pratica no consulado italiano no paÃs de origem no caso no Brasil.
Então, se vocês pensam em viver fora, pesquise direitinho as exigências do paÃs, para não correr o risco de voltar para o Brasil para fazer o que já poderia ter sido feito ;) Ok?
Bom, espero ter ajudado... qualquer duvida, escrevam nos comentários que responderei a todas.
Um forte abraço
By Rêh Massa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjapySijMfFS17XRYPKBVYeyH0rP1l3IjX1biUHwnNkJsGd8_8Kzfo4byFyQ_yXvp3ehyphenhyphenkD9wvY0zvIEobB5t3a0FQPSfTdwmta-mA6En6HlzPq8z92_oopWT9lXDtrf9XsL5dYkWT7KxU/s1600/r986X.png)